Neste sentido, apresentamos algumas sugestões, no entanto, cada professor poderá fazer a sensibilização com os seus próprios recursos. O importante é que os alunos se familiarizem com os cordofones tradicionais madeirenses.
Nota: A DSEA e o CEPAM tem diversas edições sobre Cordofones Tradicionais Madeirenses que podem ser úteis (CD-ROMs, livros com CDs, DVDs, etc).
Sugere-se a visualização dos seguintes vídeos:
Construção de um braguinha
Esta sensibilização poderá ser complementada com a apresentação de vídeos ou áudios de músicos/grupos/projetos regionais com cordofones tais como:
Xarabanda; Banda D’Além; D’Repente; Machetinho; Orquestra de Ponteado; Si que Brade; Roberto Moniz; Roberto Moritz; Vítor Sardinha; Guilherme Orfão; Paulo Esteireiro; Machetes de Machim; Quarteto Moritz; etc.
- Audição da melodia: “Blues do Duende” por Paulo Esteireiro
- Criação de uma história ou poesia alusiva a um duende, utilizando como fundo sonoro a melodia seguinte.
- Audição do tema: “Rosinha dos Limões” por Franco & Cordofones Tradicionais Madeirenses
- Criação de uma coreografia simples utilizando como fundo sonoro o tema seguinte.
Poderão ser criados ostinatos rítmicos simples para acompanhar os temas anteriores com percussão de altura indefinida ou percussão corporal.
Continuidade
- Acompanhamento com acordes simples do tema “Encrenca”- Grupo Machetinho