Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirensees

4 de fevereiro de 2021
O Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses foi criado pelo Governo Regional da Madeira, em fevereiro de 2019, tendo sido eleito o dia 4 de fevereiro, como forma de homenagear Carlos Santos, o autor do livro “Tocares e cantares da ilha”, com a data da sua publicação em 1937. A definição de um dia específico para abordar esta temática procura levar a uma maior consciencialização da população sobre a importância de preservação e divulgaçãodos cordofones tradicionais madeirenses, reforçar o turismo cultural e científico-pedagógico, consagrar e salvaguardar a história dos cordofones tradicionais madeirenses, enaltecer e motivar os artistas que criam, executam e compõem para estes instrumentos e defender a sua origem e a dos instrumentos que dele advêm, como o ukulele e o cavaquinho brasileiro.

Neste sentido, apresentamos algumas sugestões, no entanto, cada professor poderá fazer a sensibilização com os seus próprios recursos. O importante é que os alunos se familiarizem com os cordofones tradicionais madeirenses.

Bons aCORDES
Catarina Gomes
Coordenadora Modalidade Artística
Cordofones Tradicionais Madeirenses

A apresentação dos cordofones tradicionais madeirenses pode ser feita aos alunos, levando os instrumentos à escola ou recorrendo aos meios audiovisuais (CD-ROMs, CDs, DVDs, vídeos do youtube).

Nota: A DSEA e o CEPAM tem diversas edições sobre Cordofones Tradicionais Madeirenses que podem ser úteis (CD-ROMs, livros com CDs, DVDs, etc).

Sugere-se a visualização dos seguintes vídeos:

"Da Madeira para o Havai"

Construção de um braguinha

Esta sensibilização poderá ser complementada com a apresentação de vídeos ou áudios de músicos/grupos/projetos regionais com cordofones tais como:
Xarabanda; Banda D’Além; D’Repente; Machetinho; Orquestra de Ponteado; Si que Brade; Roberto Moniz; Roberto Moritz; Vítor Sardinha; Guilherme Orfão; Paulo Esteireiro; Machetes de Machim; Quarteto Moritz; etc.

Numa prespetiva de sensibilizar para a música e cordofones tradicionais madeirenses sugere-se as seguintes atividades:

- Audição da melodia: “Blues do Duende” por Paulo Esteireiro
- Criação de uma história ou poesia alusiva a um duende, utilizando como fundo sonoro a melodia seguinte.

- Audição do tema: “Rosinha dos Limões” por Franco & Cordofones Tradicionais Madeirenses
- Criação de uma coreografia simples utilizando como fundo sonoro o tema seguinte.

Poderão ser criados ostinatos rítmicos simples para acompanhar os temas anteriores com percussão de altura indefinida ou percussão corporal.

Iniciação
- Aprendizagem da canção e melodia: “Vamos começar”:

Continuidade
- Acompanhamento com acordes simples do tema “Encrenca”- Grupo Machetinho