É, desde 1998, professor de Análise e Técnicas de Composição, e Acústica no Conservatório - Escola das Artes da Madeira e 1º clarinete solista da Orquestra Clássica da Madeira.
Natural da Ponta do Sol, Ilha da Madeira, concluiu em 1993 o Curso Complementar de Clarinete no Conservatório da Madeira. Entre 1993 e 1998 prosseguiu os seus estudos em Lisboa, onde se formou simultaneamente em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Durante este período de estudos foi o chefe de naipes de clarinetes da Orquestra Sinfónica Juvenil, onde também tocou como solista.
Como bolseiro do Governo Regional da Madeira estudou 3 anos de Direcção de Orquestra com o Maestro Roberto Perez, tendo em 1999 dirigido como estagiário a Orquestra Clássica da Madeira. Em 1995 escreveu o «Ensaio Teórico sobre o Sequencialismo Alfatonal» que aborda a linguagem que utiliza na composição da maioria das suas obras. Composições como o quarteto de cordas «Todos os Nomes» foram emitidos na RTP Madeira. Em 2002 colaborou com a Companhia de Bailado da Madeira, tendo sido coreografadas duas das suas obras . Criou em 2003/04 no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto, o Ateliê de Música Contemporânea, que consiste num agrupamento constituido por alunos finalistas dedicado às novas linguagens musicais. Compôs em 2005 a obra «SoNotas» para Tuba e Piano, a convite do tubista Sérgio Carolino, que a estreou em recital no Funchal. Em 2006, esta obra foi publicada na Suíça pelas Editions BIM. Já em Junho de 2008, aquando da Conferência Internacional de Tuba, que decorreu em Cincinnati, Estados Unidos da América. Esta obra "SoNotas" foi premiada nos PHILLIPS AWARDS 2008.
Obras suas, tais como a «SonFonia n.º 42 - AmaDeus» e a fantasia Sinfónica «A Contemplação da Matéria» foram encomendadas e estreadas pela Orquestra Clássica da Madeira.
|