Competências:
Culturas musicais nos contextos: Investiga os modos como as sociedades contemporâneas se relacionam com a música;
Percepção Sonora e Musical: Ouve e identifica os instrumentos musicais típicos, utilizando vocabulário apropriado;
Interpretação e Comunicação: Analisa diferentes interpretações das mesmas ideias, estruturas e peças musicais, em estilos e géneros variados. Canta sozinho e em grupo com precisão técnico-artística.
Vocabulário Musical:
Instrumentos típicos do fado (guitarra portuguesa, viola e voz).
Diferentes tipos de fado.
Recursos:
Aparelhagem sonora
Letra
Sugestão de Actividades:
Contextualização social, histórica e artística do Fado na Madeira;
Audição do excerto musical e identificação dos instrumentos típicos: guitarra portuguesa, viola e voz (característica da forma de cantar);
Diferentes tipos de fado (Fado Corrido, Fado Vadio, Fado Canção, Fado de Coimbra, Fado Popular) e temáticas do Fado (destino, Amor, Passado, etc…);